domingo, 11 de julho de 2010

Moda e Música


Música e moda costumam andar de mãos dadas, pense em uma modelo, ela sempre entra com uma música de fundo na passarela a fim de causar um impacto ao público no modo como desfila muitas vezes influeciada pela música de fundo. Algumas cantoras, quase todas, têm personal stylists para montar o estilo e coisa e tal. Vemos bastante na cantora Lady Gaga, sempre com roupas extravagantes, e que também trouxe de volta a moda das ombreiras, que logo, muitas cantoras usavam.

Muitos estilos musicais começaram protestando contra o que acreditavam estar errado, criando assim formas inovadoras não só de tocar e cantar, mas também de pensar, agir, e também de se vestir. Assim percebemos os gostos diferentes: o que uma pessoa acha bonito e gosta de vestir, outra pessoa pode achar simplesmente ridículo. Tudo depende do que cada um sente sobre o estilo. Esta conexão de moda e música já é antiga, quando bandas e cantores lançavam tendências entre fãs, por exemplo: Elvis Presley com seu topete, calça jeans, jaqueta de couro e muito rock 'n roll. Muitas roupas das décadas de 60, 70 e 80 fazem sucesso até hoje nas passarelas.

Mas nessa relação de moda e música, surge muito preconceito. Durante todas as décadas, diversos estilos musicais vêm influenciando a moda na vida das pessoas. O que seria o emo sem os olhos pretos? E as funkeiras sem a as roupas mega justas e curtas? E o sertanejo sem seu chapéu? Pois é, tudo isso tem relação á moda, as roupas, acessórios e etc. O que queremos questionar é que tanto os fãs quanto as bandas já foram influenciados por um estilo musical, e logo fazem moda, por exemplo, a banda Green Day, tem um estilo punk, no qual vários adolescentes de hoje em dia se inspiram. Desde antigamente, as mulheres, desde os anos 20, se inspiravam em diversas atrizes de Hollywood, com roupas, cabelo e maquiagem igual.

Outro ponto importante é a questão do preconceito. As pessoas criticam as roupas, estilos, atitudes de certos grupos musicais ou não. Mas, além disso, vários grupos, por causa de diferenças, criam um impasse para uma convivência civilizada. O preconceito não é só de grupos rivais, por exemplo, a legislação da Rússia está prestes a banir os sites dedicados ao estilo emo, assim como o vestuário emo e gótico, das escolas e dos edifícios governamentais, a necessidade de criar estas leis nasceu do medo de que esses estilos encorajem o suicídio e leve à depressão entre os jovens.

Ao expressar o seu jeito, muitas pessoas acabam sendo discriminadas, e com medo disso acabam deixando de ter estilo próprio. Por exemplo: um menino, dito ter estilo emo, é deixado de lado e alvo de gozações, por se vestir, agir, falar, opinar, maquiar-se e cortar seu cabelo como seu cantor ou banda preferido. Esse preconceito é sentido por diversas tribos, como punks, funkeiros, emos, góticos, rappers, country, entre outros.

Moda e música englobam diversas polêmicas e situações. A música lança moda e a moda lança música. Moda e música têm tudo a ver.

8 comentários:

  1. Há espaço para todos os estilos musicais. A diversidade faz bem à música, à moda, ao mundo. Abraços e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  2. Concordo que a música e a moda pussuem uma relação bem visível. No entanto, essa visibilidade pode levar a um equivoco:
    exemplo: uma garota de cabelos coloridos, com franja de lado, olhos incrivelmente marcados de pretos. Pode se vestir assim, mas não ser emo. Como ela também pode se vestir assim, dizer que é emo e não ser emo (já que o emocore é sobretudo um movimento musical e não fashion). acho que tudo acaba se misturando e as definições se apresentam erradas. ><

    Apesar disse, eu gostei do seu texto *-* Gostei muito, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Acredito sim que moda e musica andam juntas sempre. (uma coisa que eu não acredito é que o estilo da Lady Gaga seja realmente esse, muitas cantoras tem o mesmo estilo musical porém não se vestem daquela forma. Uma melancia na cabeça apareceria mais com certeza.) Mas enfim, gostei muito do texto. Achei interessantissimo, e ja escevi uma coisa parecida no jornal da escola.

    Parabéns pelo blog e obrigada por comentar no meu, passe lá sempre que desejar será sempre bem vinda.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que a gaga ta inovando,mesmo que esse nao seja o estilo dela ela ta causando.Ela usa nos shows as roupas que a gente vê nos desfiles e diz que nunca usaria no dia dia.Acho bacana!
    Parabéns pelo blog
    beeijo
    http://sweetgirlmd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. MARAVILHOSO!!!!
    Concordo muitíssimo...acho q a moda complementa a música e a música complementa a moda...pq afinal n fariam moda para músicos se estes n usassem...

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo blog:
    http://arcasdearte.blogspot.com/

    ResponderExcluir